quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pão de Brigadeiro

Oi gente!! Estou eu aqui, fazendo receitas novas que tirei daqui, ao invés de estudar, e me preparar para o seminário. Porém, não estou com animo para estudar. O espírito de férias já está reinando em mim! Porém ainda falta 3 matérias para eu fechar… então… eu não devia….

Mas…como eu já fiz mesmo….aqui vai a receitinha básica:

PÃO DE BRIGADEIRO

Ingredientes

Massa

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (eu dei uma acrescentada a mais de farinha, pois achei que ficou muito mole. E claro, um pouco mais para enrolar né)
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 sachê de fermento biológico seco (10g)
  • 2 ovos batidos
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 xícara (chá) de leite morno
  • Esqueci de colocar, porém espero que vocês não esqueçam, pois é algo MUITO importante…deve-se colocar uma pitada de sal…. para dar sabor.

Recheio

  • 1 lata ou caixinha de leite condensado
  • 1 lata ou caixinha de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo

Massa: em um recipiente, misture a farinha com o açúcar e o fermento. Junte os ovos, a margarina e o leite e misture bem. Sove até obter uma massa lisa e homogênea. Cubra e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Se tiver máquina de fazer pão, adicione os primeiro os líquidos, e depois os secos no bowl e selecione o ciclo "Amassar", e espere terminar.

Recheio: junte todos os ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. Por causa do creme de leite demora um tiquinho mais para desgrudar do fundo. Porém fica MUITO mais saboroso!!

Deixe esfriar, faça bolinhas (com cerca de 1 colher chá) e reserve. Eu não fiz bolinha, e simplesmente fui enrolando com a massa, igual quando se faz esfirra de carne crua. Bem simples. E sempre tentando fechar bem para não vasar. O meu vasou, mas muito pouquinho…

Montagem: Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central com 28cm de diâmetro. Pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas, recheie com um brigadeiro e feche como uma bola. Acomode na assadeira, deixando espaço entre as bolas para o crescimento. Intercale as massas para que fiquem distribuídas por igual.

Deixe descansar por 20 minutos (em local que não haja vento e frio) e asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até ficar bem corado. Espere amornar, desenforme e sirva frio. Você pode tanto destacar as bolinhas, como cortar como um pão/bolo normal mesmo.

DSC00764DSC00765DSC00766DSC00767DSC00768DSC00769

Espero que tenham gostado!! E se alguém fizer a receitinha… avisem! Adoro saber quando gostam das coisas que posto!

Beijinhos!! Bom restinho de semana…. E que as férias de verdade cheguem rápido! Todos merecemos!!! Não?!

4 comentários:

Naya disse...

OMG!!!! Engordei só de olhar...que delíciaaaaaaaaaa

Carla Colombo disse...

oiii Thassila! Td bem???? Que delicia suas fotos! ADOREI! :) Espero que tenha gostado da receitinha! Beijosssss :) adorei seu blog! =]

Carla Colombo disse...

ah,esqueci de perguntar, posso postar suas fotos no "Brisando na SUA Cozinha"?

BJoosss!

ThassilaVieira disse...

Claro!! pode sim!!
Como dizem...vai ser uma Honra! rsrs
Beijinhos!!