quinta-feira, 3 de março de 2011

Pão de fubá, e noite quase em claro!

Bem… estava eu essa tarde, morrendo de vontade de comer pão de fubá. Coisa que minha mãe nunca consegue fazer! Nem receita tinha direito!

Então eu criei coragem e fui atrás de alguma receita que gostasse. E achei o blog MARAVILHOSO João e o Fogão, com receitas ótimas!

A que eu mais gostei, e achei fácil foi essa, que vou reproduzir aqui.


Pão de Fubá

Ingredientes

250 gramas de fubá
750 gramas de farinha de trigo
1 ovo
20 gramas de fermento biológico seco ( pesei na balança, e usei o instantâneo)
150 ml de óleo
1 colher de sopa rasa de sal
2 colheres de sopa rasa de açúcar
aproximadamente 350 ml de água morna (eu usei +/- 450ml)

Modo de fazer

Misture todos os ingrediente e sove bastante, até que a massa fique bem lisinha, se ela ficar grudenta, coloque um pouquinho de farinha, se ela ficar dura, coloque mais um pouquinho de água, o ponto ideal é quando ela fica bem elástica e não gruda nas mãos!
Deixe crescer por 45 minutos, e modele os pães em superfície coberta por fubá.
Coloque-os para assar diretamente no forno alto, sem pré aquecer, em forma untada e polvilhada com fubá, até que fiquem dourados. Eu ainda fiz uns cortinhos em cima, só pra dar um charme.


Até agora adorei a receita! Ela ainda esta assando no forno, e estou tirando algumas fotos com o celular mesmo, já que nunca sei onde fica a maquina fotográfica nessa casa. Mas amanhã eu posto as fotos também!

Parece que vão ficar maravilhosos! Deram 11 pãezinhos, bem fofos!

E claro… que não consegui dormir até fazer tudo isso. Vamos dizer que a cabeça não ia desligar tão cedo.

Ainda bem que fim de semana já é feriado… e o mais provável é que eu vá visitar minha futura sogrona, lá em Barretos! rs… acho q vai ser legal!

Bem...é isso. Acabei de olhar o pão, e ele começou a dourar. Jajá vou poder ir para a cama… levinhas e sem nada na cabeça! Eu AMO cozinhar!

Beijinhos, boa madrugada para todos!


Agora consegui as fotos… postando elas aqui… ficou MUITO saboroso!

110303_014622110303_014629110303_014702

Nenhum comentário: