sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A saga da receita desastrada

Tem dias que devíamos ficar dormindo, e fingir que nada aconteceu! Hoje definitivamente foi um dia desses!

Acordei morrendo de sono para variar… me sentindo uma gorda, afinal ontem tinha TANTA comida gostosa!!! E claro que eu exagerei né!

Daí fui fazer  massa da panqueca, que vou fazer para amanhã, e simplesmente no primeiro ovo que quebrei, estava podre e fedido. Ele espirrou tudo em cima de mim! E Fiquei fedida! E nojenta! (estou sentindo o cheiro até agora!! Estou até enjoada aqui! horrível!!!) Depois fui colocar o leite, e adivinhem!? Estava estragado, todo em pelotas como se tivesse uns 3 dias de estragado!!! Nossa… Foi feia a coisa. Espero que isso melhores em breve! Pois não dou conta disso assim não! E a tarde tem que dar certo… pois tenho TANTA coisa para fazer!!! O molho para o macarrão (almoço de amanhã), o recheio para a panqueca, montar as panquecas, e fazer um bolo para meus sogros. Tudo isso, a partir das 15 horas, quando sair aqui do estágio. E para ajudar, estragaram a internet! Vai ter que ligar para um técnico, para ver o que pode fazer! Tomara q volte ao normal logo, não aguento ficar aqui, sem nada pra fazer!

Bem… vou mostrar a receita da panqueca, que achei muito Divina! Tem doce e salgada. Fiz apenas uma adaptação para fazer as duas. Adorei a receita.


Panqueca doce

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha
  • 2 colheres  de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicabornato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de óleo
  • 1 ovo
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes molhados e bata um pouquinho. Eu usei um garfo, por ser pouca coisa, mas pode-se usar um fuet, colher ou até mesmo o liquidificador (só tomar cuidado, pois a massa é bem durinha, e o liquidificador pode não dar conta de bater tudo). Depois coloque o restante dos ingredientes sólidos, e vá misturndo aos poucos, até ficar totalmente homogênia.

Esquente uma frigideira, se for de teflon não precisa untar (o que eu totalmente indico). Eu coloquei 3 colheres da massa fazendo tipo um hamburguer de panqueca (fica gordinha e pequena, igual panqueca americana).

A primeira panqueca normalmente não da muito certo, pois é quando vemos se a temperatura da frigideira esta boa ou não. Eu normalmente para não perder essa primeira, dou apenas uma pingadinha de massa e ja consigo ver se está boa.

Depois de pronta pode-se colocar praticamente qualquer recheio. Eu gostei de passar chocolate derretido (pode ser nutella também), jogar leite condençado por cima, e piquei uns pedacinhos de figo (pode ser morango, banana, maça, etc). Ficou uma delícia. Se não colocar o chocolate, da pra polvilhar uma canelinha. Que fica maravilhosa também.


panqueca salgada

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha
  • 1 colheres  de sobremesa (rasa) de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de café de bicabornato de sódio
  • 1 pitada de sal (eu coloquei mais ou menos uma colher de chá).
  • 1 e ½ xícara de leite (ou quanto achar necessário para ela ficar molinha, e conseguir espalhar na frigideira inteira facilmente)
  • 2 colheres de óleo
  • 1 ovo

Modo de preparo

O modo de fazer é igual ao da doce, não esquecendo que ela é servida enrolada ou em trouxinha, e por isso a massa tem que ficar mais mole. Talvez deva usar até 2 xícaras de leite, para que na hora de espalhar na frigideira, seja mais facil. E a massa tem que ficar fininha e mole na frigideira.

Eu quero tentar fazer ela de trouxinha, mas não sei se vou conseguir. Na teoria deve-se colocar um pouco de recheio no meio da massa, e juntar todas as pontas amarrando com uma salsinha (ferventada na água, ficando dai maleável para dar o nó), igual uma trouxinha (exatamente como o nome). Mas se não der certo, vou simplesmente fazer enroladinha mesmo, e amarrar com a salsinha no meio. Fica bem fofo!

O recheio pode ser ricota temperada, palmito, carne, queijo, etc. Da ultima vez eu fiz uma pasta de palmito, milho e molho de tomate. Coloquei leite e maizena, e deixei engrossar para não amolecer a massa com o tempo. Dai na hora de montar, coloquei uns pedaços de queijo, e azeitona. Ficou divina!


Bem… espero que eu consiga fazer tudo direitinho hoje. E que fique gostoso também. Pois com meu atual estado de espíritco (irritada, e chata!!) não sei se tudo da certo não.

Por hoje é só… boas panquecas para todo mundo!

Nenhum comentário: