terça-feira, 10 de maio de 2011

Passo a Passo – Sapatilha Dourada

Quando eu fiz a sapatilha 86dourada, estava morrendo de sono. E talvez um tiquinho mais preocupada com o pão do que com a própria sapatilha em si. Então… eu totalmente esqueci de tirar fotos dela antes de pintar, e do passo a passo. (mesmo porque acho que não sou muito boa nisso também não… )

Mas como pediram pra eu falar como foi feito… vou tentar explicar de um jeito que todo mundo entenda.

Primeiramente os materiais utilizados foram:

030405

Cola permanente (eu comprei essa marca, mas já vi que existem outras. O importante é que seja de boa fixação, e de artesanato, para ter uma boa durabilidade), brocal na cor desejada (é um glitter mais grosso. Mas se não achar o outro da certo também. E eu ainda usei os dois. Comprei Brocal dourado e glitter preto, e misturei. Para não ficar super super chamativo né!! Mas a minha próxima será Azul inteira…. assim que tiver um tempinho…claro… rs. Dai quem sabe eu faço um passo a passo certinho), pincel para passar a cola, um potinho para misturar o glitter (se for usar 2 igual eu. Se não, não tem necessidade.), colher de chá, um prato ou papel para forrar a superfície da bagunça e claro… uma sapatilha (no meu caso antiga que eu não usava já tinha muito tempo!).

Passo a Passo

A sapatilha tem que estar bem limpa e seca. Evite usar produtos químicos, para não interferir com a cola. O melhor mesmo é só passar um pano úmido, ou lavar com água e sabão neutro.

Depois despeje a cola em um potinho (para evitar que a cola do vidro endureça), e passe a cola em uma parte da sapatilha. Vá fazendo por pedaços, para evitar da cola secar antes de colar o glitter. Passe bastante cola, para ter uma boa fixação.

Pegue o glitter (se estiver misturado dois tipos, vá jogando com uma colherzinha de chá, ou se for apenas uma cor… jogue diretamente do pote). A quantidade varia. Eu usei 3 pretos e 3 dourados. Mas achei que se fosse só uma cor teria dado uns 4 potinhos. Mas não tenho certeza. Compre um tanto considerável, que não falte no final. Eu tenho a teoria de que antes sobrar do que faltar. o meu sobrou uns dois potinhos da mistura, que eu nem sei o que vou fazer ainda! rsrs.

Conforme for jogando o glitter em cima da sapatilha vá dando uma apertadinha com o dedo, para que fixe bem na cola. E depois de uma batidinha para cair o excesso.

Faça isso nela inteira. E claro… nos dois pés. Só tome cuidado para não passar glitter em locais que machuquem o seu pé (tipo no calcanhar… só passe do lado externo MESMO!! Se não aja bolha e feridinhas indesejadas!!).

Deixe secar.

Dai teremos duas opções…

A primeira, e a que eu utilizei, que é passar verniz em spray por cima (protegendo a área interna sempre! Para evitar que fique colando no pé depois!). Ainda não usei ela direito, para saber se só o verniz já deu uma segurada no glitter. Mas até o momento parece que ficou bom.

A segunda opção é passar a própria cola por cima. E essa, parece que fica mais selado. E perde aquele contato áspero que fica tudo que tem glitter por cima. E estou bem pensando em passar ainda… mas ainda não decidi. E estou meio que com preguiça. Mas… ainda decido isso. Só lembrando que a primeira camada de cola já precisa estar bem seca, para não ficar saindo todo o glitter.

Bem…. acho que deu pra explicar tudo… qualquer dúvida… Só perguntar!

Nenhum comentário: